Esta palestra será histórica para nossa Casa de Música de Câmara

Uma entrevista com o Sr. Robert Sahakian, Diretor da Casa de Música de Câmara Komitas.
18 de maio de 1999
entrevistador: Toma Shaghbazyan
(originalmente em armênio)


O diretor da Casa de Música de Câmara Komitas concedeu uma entrevista a Toma Shaghbazyan, após a palestra da Suprema Mestra Ching Hai nessa Casa.
P: Depois de algum tempo trabalhando com a organização da Suprema Mestra e ouvindo a palestra, o que você acha sobre a Suprema Mestra Ching Hai e a organização?
R: Devo responder esta questão com detalhes, pois tenho tantas impressões que não posso ser breve. Veja você, estou ansioso para ter, uma vez mais, uma palestra de tal magnitude.Trabalhei com esta organização por dois dias. E durante esses dois dias todos os membros da organização tornaram-se queridos e muito próximos. Primeiro eu gostaria de mencionar que estou muito feliz por nos tornarmos amigos. Se houver uma outra oportunidade de virem aqui, eu teria imenso prazer em trabalhar com eles novamente. Farei o melhor para que eles fiquem satisfeitos. Esta palestra se tornará histórica para nossa Casa de Música. Foi magnífica, fantástica! Gostei muito. Estou muito impressionado com a professora deles, a Suprema Mestra Ching Hai e o bom trabalho que Ela tem realizado em benefício da nossa nação e pela nossa Casa de Música de Câmara. Após a palestra, muitas pessoas vieram contar-me com entusiasmo sobre as impressões positivas que a Suprema Mestra Ching Hai lhes deixou. 
P: Como as pessoas aqui em Yerevan receberam a Mestra, Seu trabalho e Seu amor pela Armênia?
Eu não posso falar em nome de nossa nação, mas posso dizer uma coisa. Falo em nome de nossa equipe de trabalho e das pessoas que estavam presentes na palestra. Todos gostaram muito e sentiram que era uma pena ser somente a Sua primeira visita à Armênia. Tenho um grande respeito pela organização e principalmente pela "talentosa", Suprema Mestra. Lembrarei dela e do Seu pessoal para sempre, para o resto da minha vida. Posso falar em nome de toda a minha equipe, que eles estão muito ansiosos, eles e eu, para convidar a Mestra e o Seu pessoal para virem novamente à Armênia, seja para uma nova palestra, ou apenas para permanecer aqui como nossos convidados.
P: Nós entendemos suas dificuldades devido à limitação do tempo em organizar a palestra. Como enfrentaram essa difícil situação?.
R: Se não fosse algo sentido no fundo do meu coração, não teria alcançado êxito..
P: No futuro, se você tiver a oportunidade de trabalhar com eles novamente, aceitaria o desafio?
R: Eu já mencionei que sim, mas gostaria de reiterar que ficaria muito, muito alegre e feliz por reunir-me com eles mais uma vez, e ter a Mestra novamente em minha Casa de Música de Câmara, dando uma palestra. Espero que no próximo encontro, o salão da Casa de Música tenha melhores condições. A contribuição recebida da Mestra nos permite realizar essas obras. Vai melhorar a presente situação da Casa de Música. Agora , em meu nome e da minha equipe, estou preparando uma carta, expressando profundos agradecimentos à toda a organização e à Suprema Mestra Ching Hai."
P: Novamente agradecemos pelo tempo que nos tem reservado. Obrigado pela sua calorosa recepção e por sua extraordinária ajuda durante o período em que a Suprema Mestra Ching Hai e a organização permaneceram na Armênia.
R: Espero que eles tenham uma boa viagem de volta e desejo que retornem à Armênia muito em breve.Tenho mencionado isso muitas vezes, mas estou ansioso para dizer novamente."Bem-vindos à Armênia" . Assim, espero que, pela graça de Deus, eles retornem aqui.
P:Gostaria que você fizesse uma retrospectiva de sua experiência pessoal de contato que teve com a Suprema Mestra Ching Hai.
R:É uma honra declarar em nome da minha equipe e em meu nome que Ela é a segunda Madre Teresa do mundo. Fui eu quem disse isso pela primeira vez e agora minhas palavras são anunciadas e usadas em todo o país. Estou certo que no futuro todos os nossos jornais escreverão cartas agradecendo à Suprema Mestra Ching Hai pelas suas generosas doações. Prometo que eu mesmo colecionarei todas essas histórias sobre Ela, todas essas cartas de agradecimento, e enviarei para a organização. Cumprirei minha promessa, com certeza. Aqueles que estavam presentes na palestra contaram-me que ficaram muito impressionados. Eles gostaram muito e lamentavam que era uma pena que Ela partisse tão rápido. Ela deixou Yerevan para ir ao Memorial Genocida, a Gjumry e Vanadzor, e eles esperam vê-La apenas para desfrutar de Sua presença, só para se comunicar com Ela, para sentir o Seu afago.
P: Em nome da Associação agradeço-lhe pelo tempo dispensado. Você deve ser um mensageiro de Deus e é por isso que colaborou no milagroso trabalho de convidar a Suprema Mestra Ching Hai a vir e dar a palestra no curto prazo de dois dias.
R: Desejo muita saúde para a Mestra, por longos anos, para que todos possam ouvi-La. Que Ela esteja muito bem, saudável, e todos aqueles que se encontram em más condições no mundo, não somente no aspecto material, mas também no espiritual, possam conhecê-La. Agradeço muito à Mestra. Ela nos fez um grande favor. Obrigado!