Uma viagem dos representantes da Suprema Mestra Ching Hai à Armênia

Pelo irmão iniciado Anthony Cordova, Los Angeles, U.S.A (texto original em inglês)

Depois da visita à Armênia durante Sua turnê de palestras pela Europa, a Mestra enviou um grupo de iniciados àquele país, portando os cheques referentes às contribuições que Ela havia prometido para várias instituições.
Na chegada dos iniciados à Igreja St. Mariam Astvatsasian (também conhecida como Igreja St. Etchmiadzin), o padre Garegin Nersesyan recebeu um cheque de US$20.000,00, ficou muito emocionado e disse: "Tenho ouvido muitas pessoas relatarem grandes fatos sobre a Suprema Mestra Ching Hai. Lamento não ter tido a honra de conhecê-La quando visitou a Igreja pessoalmente. Espero encontrá-La numa próxima oportunidade . Estou muito emocionado, não pela soma das Suas contribuições, mas por sua filantropia e infinito amor. Seu amor tocou-me mais especialmente nestes tempos... Eu gostaria de enviar minhas calorosas saudações e profundos agradecimentos à Suprema Mestra Ching Hai. Suas ações exemplificam o amor e a graça de Deus.
O padre Aghvan Gasparyan, que recebeu a Mestra durante Sua visita à Armênia, disse: "Depois de conhecer a Suprema Mestra Ching Hai e membros da Associação, toda noite eu oro por sua segurança e felicidade. Oro para que eu possa encontrar a Mestra e a todos vocês novamente, num futuro próximo. A todo momento lembro-me de vocês em minhas orações. À noite, leio e estudo os ensinamentos da Suprema Mestra Ching Hai que vocês me deram. À medida que aprendo, pouco a pouco, vou passando para outras pessoas." Depois de ouvir os sinceros sentimentos do padre Gasparyan, um dos membros da Suprema Mestra Ching Hai Associação Internacional presenteou-o com o concerto em vídeo "Um único mundo de paz através da música". Ele ficou extremamente feliz e disse que assistiria imediatamente. Ele ainda nos confidenciou: "Vou orar para que a Mestra e os membros da Associação voltem a pisar nesta Terra Santa, muito em breve. Sabiam que este é o mais sagrado de todos os lugares que vocês visitaram na Armênia?"
Depois de viajar duas horas por uma estrada acidentada , os representante da Suprema Mestra chegaram ao segundo destino, Gjumry. O Governador Shirak S. Petrossyan e o Prefeito Michael Vardanyan de Gjumry cumprimentaram calorosamente os representantes da Suprema Mestra Ching Hai Associação Internacional que lhes levaram o cheque.
Em nome da cidade de Gjumry, o Governador Petrossyan e o Prefeito Vardanyan demonstraram profunda gratidão à Mestra e prometeram que Sua contribuição seria aplicada na construção de 70 a 75 fábricas para criar empregos aos pobres e necessitados, proporcionando a eles um futuro melhor. Acrescentou ainda que o dinheiro seria também destinado a construir duas novas escolas, uma delas a ser denominada Suprema Mestra Ching Hai High School (Escola de Segundo Grau Suprema Mestra Ching Hai). Por coincidência, a palavra "Hai" no idioma armênio significa "uma pessoa da Armênia". O Governador declarou: "Em 1988, nossa cidade de Gjumry foi sacudida pelo violento terremoto, porém agora, exatamente onze anos mais tarde, fomos sacudidos pela grande generosidade da Suprema Mestra Ching Hai. Sua atitude prova novamente que a bondade humana não tem fronteiras, não se limita nem ao país nem à nacionalidade.
Depois do encontro com o Governador e com o Prefeito, os representantes visitaram o Orfanato de Gjumry e o Lar dos Idosos & Internos de Gjumry Os residentes dessas instituições receberam-nos contentes e trataram-nos com muito carinho e atenção. Os diretores, Ruzanna Avakyan, do orfanato de Gjumry, e Olya Mkrtchyan, do Lar dos Idosos & Internos de Gjumry, não tinham palavras para agradecer à Mestra por Seu gesto magnânimo. Prometeram que Sua contribuição seria destinada para oferecer alimentos aos residentes órfãos e idosos. Embora a Mestra não estivesse presente, todos puderam sentir Seu amor para com aquelas crianças e idosos carentes. 
Após a parada em Gjumry, os representantes da Mestra fizeram outra viagem de duas horas por uma estrada não pavimentada. Viajar por aquela estrada era tão turbulento como andar em uma montanha russa. Finalmente chegaram ao terceiro destino, a cidade de Vanadzor. Lá, visitaram os órfãos no Orfanato de Vanadzor e o Centro dos Idosos Aznavour Pour L" Armenie em Vanadzor. O diretor do Orfanato de Vnadzor, Sr. Arshaluys Harutyuyan, ficou realmente feliz em receber o cheque dos iniciados, e não parava de expressar sua gratidão à Mestra. Prometeu aplicar o dinheiro para construir um "playground" para crianças e cultivar uma horta para consumo próprio.
A Sra. Ruzanna Azetisyan, do Centro dos Idosos Aznavour Pour L' Armênia, prometeu que usaria o dinheiro para comprar alimentos e remédios para os residentes.
Em Yerevan, capital da Armênia, os representantes da Mestra visitaram os órfãos da Casa das Crianças de Yerevan. O diretor disse que pretendia aplicar as contribuições da Mestra para adquirir os artigos de primeira necessidade e assegurar um melhor local para as crianças residentes, a fim de proporcionar-lhes melhores condições de vida.
Depois de conhecer a Mestra durante Sua viagem à Armênia, o Prefeito de Yerevan, Sr. Suren Abrahamyan, foi nomeado Primeiro Ministro das Relações Interiores de seu país. Ele contou aos seus colegas que essa promoção foi possivelmente devida ao encontro com a Mestra. Quando os representantes chegaram ao gabinete do Prefeito, o Sr. Abrahamyam não pôde recebê-los pessoalmente, em virtude de outros compromissos externos, mas enviou calorosas recomendações para a Mestra através de seu assistente, Sr.Grisha Hovhannissyan, que recebeu o cheque e agradeceu à Mestra pela Sua generosidade em nome do Prefeito e, e com o máximo respeito, solicitou para que entregassem à Mestra um livro sobre a cultura armênia, declarando que planejava aplicar a contribuição para construir e manter as escolas em Yerevan
Os representantes visitaram também a Nadezdha Sarkisian, presidente do Centro Cultural Hayer. Com a contribuição recebida, a Sra. Sarkisian prometeu ajudar as crianças armênias carentes, com talento musical, a freqüentarem escolas para que tenham a oportunidade de desenvolver seus talentos. Ela pretende aplicar a contribuição para construir uma escola de música e comprar mais equipamentos de áudio. Afirmou: "Foi uma grande honra e privilégio ter tido a oportunidade de convidar a Mestra Ching Hai para visitar o nosso país. Esta nação tem sofrido muitas dificuldades e trágicas catástrofes por muitos anos. Nosso povo está sedento de amor divino, de calor humano. Precisamos do amor que conforta nossas vidas em tempos de dificuldade. O que me comoveu tanto não foi só a visita da Mestra por todos os cantos da Armênia para dividir seu amor, mas também porque Ela contribuiu generosamente para os lugares onde visitou. Agora, Ela enviou Seus representantes no momento certo. Em nome da minha Fundação, o Centro Cultural Hayer, agradeço à Mestra de todo o meu coração."
Quando os representantes da Associação Internacional Suprema Mestra Ching Hai visitararam a Casa de Música de Câmara Komitas, foram calorosamente cumprimentados pelo seu diretor, Sr. Robert Sahakian. 
O Sr. Sahakian realmente admira a Mestra, e prometeu destinar Sua contribuição para renovar as dependências do salão de música, instalar um sistema de iluminação e áudio de alta qualidade, adequados a padrões internacionais. Assim, o povo da Armênia poderia dar as boas vindas a todos os irmãos e irmãs da grande família espiritual mundial para desfrutarem da música sacra executada no refinado órgão do salão. Ele garantiu que na próxima visita, a Mestra veria uma outra Casa de Música, completamente nova.
Durante a visita para distribuir os cheques para as organizações às quais a Mestra prometera contribuições, não havia uma pessoa que não ficasse comovida pela Sua grande compaixão e amor incondicional. Uma repórter de um jornal, Ayo, Sra. Nana Stepanian, relatou os seguintes sentimentos para um dos representantes: "O amor e benevolência da Suprema Mestra Ching Hai realmente me emocionaram. Seu amor foi demonstrado através dos representantes da Associação. Eles são maravilhosos. Estou muito feliz pela oportunidade de acompanhá-los nessa viagem e testemunhar a sinceridade e dedicação deles. Verdadeiramente, admiro-os". A Sra. Stepanian acredita que um estudante aprende a ser grande por ter um grande Mestre.